Animais | Mamíferos

Wombat

Vombatus ursinus

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Wombats são nativos da Austrália

HABITAT

Os wombats habitam áreas temperadas com condições adequadas de escavação, que podem incluir áreas como florestas abertas, charnecas e matagais costeiros montanhosos.

ALIMENTAÇÃO

Seus membros são curtos com garras robustas para escavação. Os wombats têm um par de incisivos sem raízes e em constante crescimento que os diferencia dos marsupiais e podem ser usados para cortar obstáculos durante a escavação.Seu pelo é grosso e áspero e pode variar em cor do marrom acinzentado ao enegrecido, cinza irregular e amarelo-claro ou uniformemente creme.

REPRODUÇÃO

Os wombats normalmente se reproduzem e produzem um filhote a cada dois anos. Sua reprodução não parece estar vinculada a nenhuma estação específica, embora os nascimentos possam ocorrer agrupados no verão.A gestação dura aproximadamente um mês, produzindo um pequeno joey do tamanho de uma jujuba. Este joey cresce na bolsa até ser desmamado, aproximadamente aos 12 meses de idade. Após o nascimento, o wombat joey viverá na bolsa da mãe por cerca de 6 meses, alimentando-se do leite materno até os 15 meses de idade.

CONSERVAÇÃO

De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN, os wombats são listados como menos preocupantes e as tendências populacionais estão atualmente estáveis. Eles são protegidos em todos os estados da Austrália.

Voltar

Mamíferos

Porte:

Pequeno

Hábitos Alimentares:

Herbívoros

Longevidade:

15 anos

Tamanho:

1,1 m

Peso:

35 kg