DESCRIÇÃO
É uma das maiores espécies de morcegos do mundo, possuem orelhas compridas e pontudas, a pelagem varia em cor e textura com a idade e o sexo. A cabeça e a parte superior do corpo são cobertas por um manto escuro que varia em cor do vermelho mogno ao preto.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Encontrado de Madagascar à Austrália e na Ásia continental e na Indonésia.
HABITAT
Habitam florestas tropicais e pântanos. Durante o dia, os grupos costumam empoleirar-se em árvores grandes. Os locais de poleiro são frequentemente usados por muitos anos e as árvores ficam sem casca e folhagem pelas garras afiadas dos morcegos
ALIMENTAÇÃO
É principalmente frugívoro, se alimentam de flores, néctar e frutas como bananas e mangas. Os alimentos comuns também incluem o pólen e as flores dos coqueiros, duriões e figueiras.
REPRODUÇÃO
É geralmente polígino, com os machos protegendo um pequeno harém e acasalando com até dez fêmeas. Os machos dominantes ocupam os melhores dormitórios e existe uma hierarquia social entre os machos. As fêmeas normalmente dão à luz apenas um filhote por ano. O parto síncrono ocorre dentro de cada população e o momento depende da geografia local e da sazonalidade..
CONSERVAÇÃO
As populações de raposas voadoras estão em declínio significativo, a principal ameaça é a destruição dos seus habitats Se a destruição continuar no ritmo atual, P. vampyrus poderá desaparecer do oeste da Malásia em apenas 6 anos.