Animais | Mamíferos

Raposa-voadora

Pteropus vampyrus

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

É uma das maiores espécies de morcegos do mundo, possuem orelhas compridas e pontudas, a pelagem varia em cor e textura com a idade e o sexo. A cabeça e a parte superior do corpo são cobertas por um manto escuro que varia em cor do vermelho mogno ao preto.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Encontrado de Madagascar à Austrália e na Ásia continental e na Indonésia.

HABITAT

Habitam florestas tropicais e pântanos. Durante o dia, os grupos costumam empoleirar-se em árvores grandes. Os locais de poleiro são frequentemente usados por muitos anos e as árvores ficam sem casca e folhagem pelas garras afiadas dos morcegos

ALIMENTAÇÃO

É principalmente frugívoro, se alimentam de flores, néctar e frutas como bananas e mangas. Os alimentos comuns também incluem o pólen e as flores dos coqueiros, duriões e figueiras.

REPRODUÇÃO

É geralmente polígino, com os machos protegendo um pequeno harém e acasalando com até dez fêmeas. Os machos dominantes ocupam os melhores dormitórios e existe uma hierarquia social entre os machos. As fêmeas normalmente dão à luz apenas um filhote por ano. O parto síncrono ocorre dentro de cada população e o momento depende da geografia local e da sazonalidade..

CONSERVAÇÃO

As populações de raposas voadoras estão em declínio significativo, a principal ameaça é a destruição dos seus habitats Se a destruição continuar no ritmo atual, P. vampyrus poderá desaparecer do oeste da Malásia em apenas 6 anos.

 

Voltar

Mamíferos

Porte:

Pequeno

Hábitos Alimentares:

Herbívoros

Longevidade:

15 anos

Tamanho:

2 m

Peso:

1,5 kg