DESCRIÇÃO
Os tubarões zebra adultos são distintos na aparência, com cinco cristas longitudinais em um corpo cilíndrico, uma nadadeira caudal baixa compreendendo quase metade do comprimento total e geralmente um padrão de manchas escuras em um fundo claro.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Os tubarões-zebra vivem nos oceanos Pacífico central, ocidental e Índico. Esta espécie é abundante nas águas costeiras australianas.
HABITAT
São comumente encontrados em torno de recifes de águas quentes e áreas arenosas. Geralmente reside a uma profundidade de 62 m.
ALIMENTAÇÃO
Os alimentos naturais incluem moluscos gastrópodes e bivalves com quantidades menores de caranguejos, camarões e peixes pequenos.
REPRODUÇÃO
As fêmeas põem ovos e suspeita-se que ponham mais de um ovo por vez. Os ovos são grandes, com cerca de 17 cm de diâmetro e são fertilizados externamente. Os ovos eclodem com cerca de 20 a 36 cm. Houve registro de fêmeas colocando até 46 ovos em um período de 112 dias. A sazonalidade reprodutiva na natureza é desconhecida.
CONSERVAÇÃO
Os tubarões zebras estão ameaçados pela degradação de seu habitat de recife de coral, pelo desenvolvimento humano, e por práticas de pesca destrutivas, como dinamitação ou envenenamento. Como resultado, a IUCN avaliou esta espécie como ameaçada de extinção.