DESCRIÇÃO
A Anaconda ou Sucuri Verde é considerada uma das maiores serpentes do mundo e já até protagonizou filmes em Hollywood. É um predadora oportunista, ou seja, se aproxima muito lentamente das presas ou as surpreendem por emboscada com um bote certeiro. Após se alimentar, pode passar semanas digerindo e por isso necessita permanecer em locais mais aquecidos, sendo avistada frequentemente em margens de rios.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Planícies tropicais da América do Sul, sendo frequente na Bacia Amazônica.
HABITAT
Esta espécie é uma serpente semi-aquática e vive associada a corpos hídricos de pouco movimento.
ALIMENTAÇÃO
Em ambiente natural se alimenta de vertebrados aquáticos e terrestres, como aves, peixes, capivaras, cervos e jacarés. Enquanto que no Aquário de São Paulo consome coelhos, patos e gansos.
REPRODUÇÃO
A maturidade sexual desses indivíduos acontece com aproximadamente 4 anos de idade. O acasalamento ocorre anualmente na estação seca, a gestação dura cerca de 7 meses, podendo gerar de 20 a 40 filhotes por ninhada. Os filhotes nascem totalmente desenvolvidos e são independentes. A reprodução desta espécie é do tipo poliândrica, ou seja, a fêmea copula com vários machos em uma mesma estação reprodutiva.
CONSERVAÇÃO
A supressão do hábitat e elevado consumo dos recursos naturais compromete a distribuição desses animais, sendo alguns já encontrados em áreas povoadas e predando animais domésticos como cães e bezerros nas áreas rurais.