Animais | Mamíferos

Urso-Polar

Ursus Maritimus

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

Os ursos são recobertos por uma densa e isolante camada de pelos. Os pelos não são brancos, são livres de pigmento, ou seja, transparente. Possuem um núcleo oco que dispersa e reflete a luz, muito parecido com o que acontece com o gelo e a neve. Já a pele é preta e grossa, sob a qual existe uma camada de gordura que pode medir até 11,5 centímetros de espessura.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

O urso polar é encontrado no círculo polar Ártico e áreas continentais adjacentes. Sua área de distribuição inclui o território de cinco países: Canadá (o lar de cerca de 60% dos ursos polares do mundo), os EUA (Alaska), Groenlândia, Rússia e Noruega.

Atualmente estima-se que a população mundial de ursos polares seja de 20,000 -25,000 indivíduos, divididos em 19 populações que vivem em quatro regiões do Ártico. Vivem ao longo das águas cobertas de gelo do Ártico e seu alcance é limitado pela extensão do gelo marinho, os ursos não parecem ter territórios definidos como os outros grandes carnívoros, o que faz sentido, pois seu habitat está sempre em movimento e mudando.

HABITAT

Habitam fundos arenosos, lagunas, ambientes recifais e camas de grama marinha. Frequentemente são vistas em baías e estuários.

ALIMENTAÇÃO

O método mais comum utilizado pela espécie é a “caça de espera”. Os ursos utilizam seu olfato apurado para localizar um orifício de respiração utilizado pelas focas. São animais que caçam por emboscada, precisam ser silenciosos e pacientes, pois a espera pode ser longa, pode levar horas ou até mesmo dias. Raramente conseguem caçar em terra ou em águas abertas. Também se alimentam de pequenos mamíferos, aves, ovos, peixes e vegetação (raízes, musgos e líquens) e carcaça de baleias.

Ursos com acesso contínuo ao gelo são capazes de caçar durante todo o ano. No entanto, nas áreas em que o gelo do mar derrete completamente no verão, os ursos são forçados há passar vários meses em terra. Quando isso ocorre, os animais procuram outras fontes de alimento, ou permanecem em jejum, sobrevivendo graças às reservas de gordura armazenadas.

REPRODUÇÃO

Ursos polares não formam grupos familiares, são animais solitários! Na natureza os machos e as fêmeas só se encontram no momento da reprodução. Contudo quando estão em Zoológicos e Aquários são geralmente encontrado aos pares e convivem tranquilamente. As fêmeas começam a acasalar em torno dos 4 ou 5 da idade, já os machos levam mais tempo para amadurecer e geralmente começam a acasalar em torno dos 5 ou 6 anos.

A gestação dura entre 200 a 265 dias, variando de acordo com as condições ambientais. Podem ter de 1 a 3 filhotes, mas geralmente nascem apenas dois, as fêmeas cavam tocas para manter os filhotes protegidos e aquecidos, eles nascem geralmente com pouco mais de 500gr, não enxergam, não possuem dentes e são carente de isolamento, com pelagem muito curta e fina. Filhotes de ursos polares não têm chance de sobreviver sem sua mãe.

A mãe e os filhotes permanecem na toca por cerca de 4 meses, durante esse período a mãe não se alimenta. Tudo o que ela faz é proteger e alimentar suas crias. Mesmo depois que deixam a toca, os filhotes permanecem com sua mãe até terem cerca de dois anos de idade, aprendendo a caçar, se limpar e sobreviver.

CONSERVAÇÃO

 

 

Voltar

Mamíferos

Porte:

Grande

Hábitos Alimentares:

Carnívoros

Longevidade:

30 anos

Tamanho:

Grande

Peso:

544 kg