Animais | Peixes

Tubarão-Galha-Preta-de-Recifes

Carcharhinus melanopterus

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

Um pequeno tubarão com o focinho curto e arredondado, facilmente identificada pelas proeminentes pontas pretas de suas barbatanas (principalmente na primeira barbatana dorsal e na barbatana caudal)

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Encontrados no Indo-Pacífico desde o Mar Vermelho e a África Oriental até as ilhas havaianas e o arquipélago de Tuamotu. Também são encontrados no Mediterrâneo oriental.

HABITAT

Comumente encontrada em águas rasas, em recifes de coral e próximo a eles, e, ocasionalmente, em estuários. Habita da superfície até 75 m de profundidade. Os adultos geralmente se agregam nos canais dos recifes na maré baixa.

ALIMENTAÇÃO

Se alimentam de peixes recifais, arraias, crustáceos e moluscos. Há registros de predação de forma cooperativa em pequenos peixes de cardume. Os tubarões os reúnem na praia e alimentam-se em massa.

REPRODUÇÃO

Tubarão vivíparo. A época de acasalamento geralmente ocorre entre os meses de novembro a março. Durante a reprodução, vários machos podem copular com a mesma fêmea. Após uma gestação de cerca de 10 meses, a fêmea da a luz de 2 a 4 filhotes. Os recém-nascidos medem de 33 a 52 cm. A maturidade sexual chega aos machos aos 8 anos com cerca de 1 m de comprimento, e às fêmeas aos 9 anos, com mais ou menos o mesmo tamanho.

CONSERVAÇÃO

As principais ameaças a essa espécie são as pescarias costeiras, tanto a incidental como a intencional, pois sua carne é comercializada e suas nadadeiras são utilizadas nas famosas sopas de barbatanas. Eles também são procurados por causa do fígado, que é considerado fonte de óleo. Essas práticas estão dizimando populações de tubarões por todo o mundo.

 

 

Voltar

Peixes

Porte:

Médio

Hábitos Alimentares:

Carnívoros

Longevidade:

15 anos

Tamanho:

1,8 metros

Peso:

Até 24 kg