DESCRIÇÃO
Quando ameaçada, a iguana normalmente se esconde ou congela. Apesar disso, em casos de ser capturada, elas podem se torcer e girar, dar uma chicoteada com a cauda ou até realizar a autotomia, em que voluntariamente ela perde parte da cauda.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Ocorre na América Central e na América do Sul.
HABITAT
São animais arbóreos que vivem no topo das copas das árvores. Apesar de preferirem ambientes de florestas tropicais, se adaptam também a áreas mais abertas.
ALIMENTAÇÃO
Em ambiente natural se alimenta principalmente de folhas e frutos, mas pode também ingerir ocasionalmente carniça e alguns invertebrados. No Aquário, sua dieta é composta principalmente de folhas, legumes e frutas.
REPRODUÇÃO
A reprodução normalmente ocorre na época de seca, sendo que os ovos costumam eclodir no período úmido, quando há maior disponibilidade de alimento.
CONSERVAÇÃO
Embora algumas populações tenham sofrido com destruição de habitat, e principalmente com a caça furtiva para consumo humano e para comércio ilegal de animais exóticos, as iguanas verdes não são consideradas em risco de conservação neste momento.