DESCRIÇÃO
As raias apresentam uma adaptação morfologia especial, seus corpos são dorso ventralmente achatados favorecendo a natação no fundo de rios e mares. As raias-prego, costumam ficar enterradas deixando expostos somente os olhos, porém quando se sentem ameaçadas podem utilizar seu ferrão localizado na base da cauda para se defender.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Em toda costa ocidental do Oceano Atlântico.
HABITAT
Habitam fundos arenosos, lagunas, ambientes recifais e camas de grama marinha. Frequentemente são vistas em baías e estuários.
ALIMENTAÇÃO
São animais oportunistas que forrageiam o fundo do mar continuamente, se alimentando principalmente de invertebrados que vivem no fundo ou enterrados, como crustáceos, e de peixes ósseos de fundo. No Aquário de São Paulo são oferecidos diariamente vários tipos de peixes, lula, camarão e marisco.
REPRODUÇÃO
São animais ovovivíparos e apresentam um período entre 4,5 e 9 meses de gestação, onde nascem entre 2 e 10 filhotes. A reprodução pode acontecer até duas vezes por ano.
CONSERVAÇÃO
Esses animais são pescados acidentalmente nas redes de espera, e como não apresentam interesse para o consumo alimentar, são descartados no mar.