DESCRIÇÃO
Esta raia, como a maioria de água doce, possui um ferrão coberto por um muco venenoso e doloroso a humanos e outros organismos. Este ferrão é usado para defesa, porém a maior parte dos acidentes com humanos devem-se não a um ataque, mas por não ter visto o animal e pisar ou encostar em seu ferrão.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Ocorre no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
HABITAT
Como outros membros do gênero, ocorre em uma grande variedade de biótopos incluindo os principais rios e pequenos afluentes em meio a substrato lamoso ou arenoso
ALIMENTAÇÃO
É uma espécie generalista, vivendo em água doce tropical. Preferem águas calmas com margens arenosas, onde são encontradas parcialmente enterradas, como forma de camuflagem.
REPRODUÇÃO
A reprodução está relacionada com o ciclo hidrológico, sendo que os animais copulam a noite e na estação chuvosa. Aparentemente o ciclo reprodutivo da fêmea produz um filhote por ano, durante três anos consecutivos, seguido de um período de inatividade reprodutiva.
CONSERVAÇÃO
A maior ameaça para a espécie é a caça para o consumo de sua carne. Além desta, sofre ameaças pelo comércio ornamental de peixes e pela degradação de habitat.