Animais | Mamíferos

Lontra-neotropical

Lontra longicaudis

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

A lontra é um mamífero semi-aquático, com hábito crepuscular ou noturno, que habita os rios e lagos com muita vegetação nas margens. Geralmente, as tocas desta espécie se situam em buracos naturais localizados ao longo dos barrancos dos rios, ou ainda, buracos escavados em barrancos argilosos. Apresentam diversas vocalizações e formas de demarcação territorial utilizando fezes, urina ou secreção das glândulas anais. A demarcação do território tem como principal objetivo indicar para outras lontras que os recursos existentes na área já são utilizados por outros indivíduos. Apresenta corpo alongado, patas curtas com membranas interdigitais, cauda longa e adaptada para a propulsão na água. Podem permanecer até 6 minutos submersos e nadar a uma velocidade de 12km/h. Possuem olfato e audição apurados, além de vibrissas, que são importantes órgãos táteis que auxiliam na detecção de peixes. Sua pelagem é curta e densa, conservando o calor do animal, e formando bolhas de ar em seu interior e reduzindo a perda de calor para a água.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Ocorre desde o México até o norte da Argentina.

HABITAT

Habitam regiões próximas a rios e lagos com rica vegetação ripária.

ALIMENTAÇÃO

Em ambiente natural se alimenta principalmente de peixes, crustáceos e moluscos, mas por serem predadores oportunistas, sua dieta varia com a disponibilidade de presas e habitat, com isso, podem se alimentar também de insetos, répteis, aves e até pequenos mamíferos. No Aquário de São Paulo, por sua vez, consomem uma variedade de peixes (como tilápia, pacu, piau e bagre), além de frango e carne.

REPRODUÇÃO

A lontra é um animal solitário, com isso, um macho só se junta à fêmea em épocas reprodutivas. A fêmea é a única responsável pelos cuidados maternais e, com isso, grupos sociais constituídos de uma fêmea adulta e filhotes jovens podem ser vistos em determinados períodos do ano. A gestação é de aproximadamente 56 dias com o nascimento de 1 a 5 filhotes.

CONSERVAÇÃO

A espécie foi intensamente caçada para o comércio de sua pele. Hoje a principal ameaça que sofre é a caça causada por conflitos humanos, em especial com pescadores. Isso, combinado com a destruição do habitat e poluição da água, ameaça seriamente as suas populações.

 

Voltar

Mamíferos

Porte:

Pequeno

Hábitos Alimentares:

Carnívoros

Longevidade:

20 anos

Tamanho:

1,5m.

Peso:

15kg.