DESCRIÇÃO
O corpo dos lêmures é coberto por uma pelagem espessa e densa, de cor sólida que vai do cinza ao marrom, com cauda longa e grossa, que possui anéis pretos e brancos grossos e bem definidos. Possuem quatro dedos finos e um polegar nos apêndices superior e inferior, cada um terminando em uma unha de cor escura.Os polegares nos apêndices superiores não são oponíveis porque a articulação é fixa.O primeiro dedo do apêndice inferior é oponível e é usado ao subir em árvores no dossel médio e superior.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Os lêmures de cauda anelada são encontrados apenas no sul e sudoeste de Madagascar.
HABITAT
Eles preferem matas de galeria, florestas próximas e seguindo as margens dos rios, mas podem ser encontrados em matagais secos, florestas úmidas montanhosas e florestas caducifólias.
ALIMENTAÇÃO
Os lêmures de cauda anelada são onívoros oportunistas. Eles podem e comerão tudo o que estiver facilmente disponível para eles, incluindo frutas, folhas, caules, flores, exsudatos (resina, látex, seiva), aranhas, lagartas, insetos, pequenos pássaros e cupinzeiros.
REPRODUÇÃO
Os lêmures de cauda anelada vivem em grupos e iniciam o acasalamento em abril, com período de gestação de 130 a 144 dias, dando à luz a partir de agosto e terminando em setembro. As fêmeas normalmente dão à luz um ou dois filhotes. O cuidado dos filhotes cabe exclusivamente à mãe, e os homens do grupo têm pouco ou nenhum impacto na criação dos filhotes.
CONSERVAÇÃO
A principal ameaça para os lêmures é a destruição do habitat, hoje em dia, estima-se que 90% da floresta original da ilha de Madagascar tenha sido destruída