Animais | Mamíferos

Equidna-de-bico-curto

Tachyglossus aculeatus

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

As equidnas e o ornitorrinco são as únicas espécies de monotremados (mamíferos que põe ovos) existentes. O corpo da equidna, com exceção do ventre, face e pernas, é coberto por espinhos que chegam a medir cerca de seis centímetros de comprimento.  As equidnas não possuem dentes, o focinho longo e fino é cerca de metade do tamanho da cabeça.Cada membros possui cinco dígitos, com garras largas, rígidas e retas, adaptadas para escavar.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

São  encontradas em toda a Austrália, Tasmânia e em partes da ilha de Nova Guiné.

HABITAT

A equidna pode ser encontrada numa grande variedade de habitats, incluindo savanas bosques, florestas tropicais,e áreas áridas, semiáridas e montanhosas. Ocorre também em regiões agrícolas e de pastagens

ALIMENTAÇÃO

A equidna-de-focinho-curto se alimenta quase que exclusivamente de formigas e cupins, embora outros invertebrados, como minhocas, larvas de besouros e larvas de mariposas  também façam parte da sua dieta

REPRODUÇÃO

A equidna têm hábitos promíscuo, podendo um macho acasalar com várias fêmeas. A estação reprodutiva ocorre entre maio e setembro. Ambos os sexos excretam uma substância com forte odor almiscarado ao longo da época reprodutiva. Durante o ritual de acasalamento  os machos localizam e perseguem as fêmeas, podendo formar filas de até dez machos, sendo o último o menor e mais novo.

Ovípara a fêmea põe um único ovo, numa espécie de bolsa que se desenvolve no abdômen na época de acasalamento, onde é incubado por aproximadamente dez dias. O filhote nasce cego e pelado, e com um ano de vida se torna independente. A gestação dura entre 21 e 28 dias após a cópula, durante este período a fêmea constrói uma toca para cuidar do filhote.Como os monotremados não possuem mamilos, o filhote lambe o leite, secretado pelas glândulas mamárias, diretamente da pele ao redor dos poros. Com dois a três meses de idade ele deixa a bolsa.

CONSERVAÇÃO

É uma espécie pouco ameaçada de extinçõa, sendo encontrada em vários ecossitemas. Se adaptou bem a colonização da Austrália, podendo ser encontrada em áreas agrícolas e pastagens. A população é estável, tendo poucos fatores de risco.

Voltar

Mamíferos

Porte:

Médio

Hábitos Alimentares:

Insetívoros

Longevidade:

50 anos.

Tamanho:

45cm.

Peso:

7kg.