DESCRIÇÃO
Os coalas consomem folhas de eucaliptos. Porém, apesar de ser uma planta tóxica, os coalas se beneficiam dos eucaliptos por estes serem ricos em água, permitindo que os animais não tenham que descer de suas árvores para beber água nos rios.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Habitam o leste e sudeste australiano. Foram introduzidos também a algumas ilhas a leste da Austrália.
HABITAT
Florestas fechadas e semi-abertas, tipicamente dominadas por eucaliptos.
ALIMENTAÇÃO
Os Coalas são marsupiais folívoros, sua dieta é restrita a folhas de eucalipto. Aqui no Aquário de São Paulo, sua dieta é também de diversas espécies de eucaliptos, como por exemplo, Eucalyptus robusta eEucalyptus dunnii.
REPRODUÇÃO
A reprodução é sazonal, com nascimentos podendo ocorrer entre outubro e maio. A gestação dura de 25 a 35 dias e o bebê coala, ao nascer com aproximadamente 0,5 gramas, se direciona à bolsa da mãe, onde permanece de 5 a 7 meses se alimentando apenas de leite e folhas pré-digeridas (para que fiquem atóxicas). Com 7 meses o filhote saí da bolsa materna e passa a ser carregado nas costas de sua mãe, sendo que apenas com 11 a 12 meses que ocorre o desmame e os filhotes passam a ficar totalmente independentes.
CONSERVAÇÃO
As principais ameaças atuais a esta espécie são a destruição, a fragmentação e a modificação do habitat, queimadas e doenças. Além disso, devido à perda de habitat e a maior proximidade com os seres humanos, os coalas tornaram-se vulneráveis à predação por cachorros e a acidentes com veículos, o que aumenta ainda mais a preocupação com a sua preservação.