Animais | Mamíferos

Canguru-vermelho

Macropus rufus

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

O canguru vermelho é o maior marsupial vivo, a cor da pelagem é geralmente marrom avermelhada nos machos e cinza azulada nas fêmeas. A cauda é forte o suficiente para suportar o peso corporal do canguru, atua como equilíbrio nos saltos e serve, com as duas pernas, para formar um tripé para descanso.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Pode encontrar-se por toda a Austrália continental

HABITAT

Os cangurus vermelhos vivem na maior parte da parte central da Austrália, eles preferem forragear em habitats de planícies abertas, sem árvores nem arbustos, mas raramente são encontrados em regiões sem sombra e abrigo de árvores dispersas.

ALIMENTAÇÃO

Os cangurus vermelhos são exclusivamente herbívoros, com uma dieta preferida de ervas verdes, incluindo gramíneas e plantas com flores.Esses herbívoros podem ficar sem água por longos períodos de tempo consumindo plantas suculentas cheias de umidade.

REPRODUÇÃO

Os cangurus vermelhos machos competem por oportunidades de acasalamento com várias fêmeas. Os filhotes nascem 33 dias após o acasalamento, são minúsculos quando nascem, medindo em média apenas 2,5 centímetros de comprimento e 0,75 gramas. Depois que o filhote nasce, ele sobe pelo pelo da mãe, entra em sua bolsa e imediatamente se prende a um mamilo.

CONSERVAÇÃO

Ocorre em muitas áreas protegidas sem grandes ameaças diretas, à exceção dos dingos. A caça está regulamentada para a produção de carne e peles. São, no entanto, susceptíveis ao impacto das alterações climáticas.

 

Voltar

Mamíferos

Porte:

Médio

Hábitos Alimentares:

Herbívoros

Longevidade:

20 anos.

Tamanho:

1,2 m

Peso:

90kg.