Animais | Mamíferos

Bicho-Preguiça

Choloepus didactylus

EX

Extinta

EW

Extinta na natureza

CR

Criticamente em perigo

EN

Em Perigo

VU

Vulnerável

NT

Quase Ameaçada

LC

Pouco Preocupante

NE

Não Avaliado

DD

Dados Insuficientes

DESCRIÇÃO

São animais de hábitos noturnos, dormindo por cerca de 15 horas durante o dia. As preguiças são animais solitários, mas grupos de fêmeas podem ocorrer em uma mesma árvore e os filhotes podem herdar a área de ocupação dos pais. Apesar de não conseguirem andar, podem se arrastar pelo chão e são excelentes nadadores. Por causa de seu metabolismo, que é muito baixo, as preguiças somente urinam e defecam uma vez por semana.

DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA

Ocorre na Floresta Amazônica, sendo encontrada na Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Suriname, Equador, Peru, Colômbia e Norte do Brasil (Acre, Amazonas, Roraima, Amapá, Pará e Maranhão).

HABITAT

Essa é uma espécie arborícola, habitando copas de árvores tropicais.

ALIMENTAÇÃO

Tanto em ambiente natural quanto no Aquário de São Paulo, essa espécie se alimenta de folhas, galhos e frutas.

REPRODUÇÃO

As fêmeas atingem a maturidade com cerca de 3 anos e os machos entre 4 e 5 anos. Após uma gestação de 6 meses, apenas um filhote nasce. Este filhote permanece abraçado à cintura da mãe por aproximadamente 5 semanas, quando passa a ter força para se segurar e movimentar sozinho.

CONSERVAÇÃO

A preguiça-real ainda não é considerada ameaçada de extinção, mas é afetada pelas queimadas, pelo desmatamento, pela caça e é uma frequente vítima de atropelamentos em estradas.

 

Voltar

Mamíferos

Porte:

Médio

Hábitos Alimentares:

Herbívoros

Longevidade:

20 anos

Tamanho:

Até 74 cm de comprimento.

Peso:

De 4 a 8 kg.