DESCRIÇÃO
Blaberus giganteus, é considerada uma das maiores baratas do mundo.Adultos têm dois pares de asas dobráveis para trás sobre o abdômen. As fêmeas mais pesadas são menos interessadas em voar. Estas baratas estão intimamente relacionadas com os primeiros insetos alados que viveram nas florestas de carvão do Carbonífero, cerca de 200 milhões de anos atrás.
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
Esta espécie é endêmica para a América Central e norte da América do Sul, e pode ser encontrada naturalmente nas florestas tropicais.
ALIMENTAÇÃO
Blaberus giganteus é um onívoro noturno e um limpador, mas a maioria de sua dieta é material vegetal. Outras opções de alimentos incluem guano de morcego, frutas, sementes e carniça. Ele é frequentemente associado com poleiros de morcegos, tanto em cavernas e árvores ocas.
REPRODUÇÃO
Dois sinais químicos desempenham papéis importantes no comportamento sexual de B. giganteus. O feromônio sexual é liberado pela fêmea e utilizado para atração de parceiros que estão em grandes distâncias. O macho irá produzir um hormônio sexual afrodisíaco de suas glândulas tergais que irá incentivar a montagem do sexo feminino. Fêmeas escolhem os machos com quem serão companheiras, por isso esta seleção sexual se torna uma grande pressão e força motriz por trás da evolução.